SAI DA TUA TERRA


“Ora, disse o SENHOR a Abrão: a Sai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai e vai para a terra que te mostrarei;  de ti farei uma grande nação, e te abençoarei, e te engrandecerei o nome. Sê tu uma bênção!  Abençoarei  os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; em ti serão benditas todas as famílias da terra.

Partiu, pois, Abrão, como lho ordenara o SENHOR,  e Ló foi com ele. Tinha Abrão setenta e cinco anos quando saiu de Harã.  Levou Abrão consigo a Sarai, sua mulher, e a Ló, filho de seu irmão, e todos os bens que haviam adquirido, e as pessoas que lhes acresceram em Harã. Partiram para a terra de Canaã; e lá chegaram.” Gênesis12.1-5


                Abrão já era um ancião com 75 anos de idade, quando Deus lhe falou entregando-lhe a ordem para sair da terra e de sua parentela. Este fato nos faz entender que para Deus não há diferença se você é jovem com 18 ou 19 anos, talvez até menos ou se já é um sexagenário.
            As Sagradas Escrituras nos revelam neste contexto um teor muito interessante, nós devemos estar em constante crescimento, nossa vida deve ser uma continua busca de novos horizontes, acreditando sempre que devemos crescer mais e mais, sempre haverá novos horizontes, a vida merece e deve ser uma experiência continua de aprendizado, o terreno da mediocridade não cabe nos planos que Deus tem para nós.
            Pela fé, confiando veementemente na ordem do Senhor, Abrão deixou tudo, sem questionamentos, sem dúvidas, sem porquês, apenas pela fé. É claro que não é nada fácil ter a mesma atitude daquele ancião ao ouvir o mandado de Deus em Gênesis 12.1 “Sai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai e vai para a terra que te mostrarei;”, aquele lugar era o mundo que ele conhecia, a terra de seus pais e de seus avós, dos seus amigos e parentes, para melhor ilustrar era o local de trabalho, casa e convívio social que Abrão conhecia, mesmo assim ele obedeceu a ordem.
            O ser humano possui muitos medos, e, entre essa gama de fobias instaladas nas pessoas está o receio de crescer, de pisar em novos solos, de arriscar mais e mais, e com isso acabamos esquecendo que Deus tem promessas para nós como na segunda parte da passagem citada, observamos que o Senhor deu uma ordem, todavia como compensação pela obediência Deus revelou para Abrão seus planos e as bênçãos que lhe concederia, Gênesis 12.2-3 “de ti farei uma grande nação, e te abençoarei, e te engrandecerei o nome. Sê tu uma bênção! Abençoarei  os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; em ti serão benditas todas as famílias da terra.”
            A fé deste servo de Deus implica em obediência sem dúvidas, muitos crêem que esta Palavra exorta Abrão a sair de um determinado local, locomovendo-se para outro que lhe fora indicado, eu pessoalmente acredito que o Senhor quer nos ensinar que a obediência é a essência proposta. Agora fica a dúvida, como Deus pode nos mostrar a terra que ele pretende para nós?
O modo que Ele vai nos mostrar a terra prometida é um só, este modo está contido nas Sagradas Escrituras, apenas lendo a Bíblia iremos entender de fato o que Deus quer de cada um de nós, se existem livros de autoajuda, prefira o Livro de Ajuda do Alto, se existem exímios pregadores, confirme na Bíblia suas palavras, se existem amigos, vejam se eles servem ao Salvador, as soluções sempre virão a partir de Deus.     
            Entenda que a ordem para sair da terra e da parentela era literal, ou seja de fato aquele servo deveria migrar  a uma outra região, porém, essa mesma ordem para cada um de nós deve ser interpretada de forma diferente, a idéia é: saia da mesmice e do comodismo que a vida e até mesmo a sensação de conforto proporciona e pergunte a Deus o que queres de mim? O que queres que eu faça? Como posso ajudá-Lo nas obras do Reino?
            Seio que não é fácil colocar essas propostas em prática, pois nossa aptidão à resposta do Senhor implica em obediência, posso sugerir que é importante toda vez que abrir a Bíblia para ler que peçamos: “Senhor, mostra-me o que Tu queres de mim, mostra-me o caminho e a tua verdade”, faça isso com fé e verá que Deus começará te mostrar o que espera de ti, quais são Suas pretensões com você. E nosso único trabalho será o de obedecer, mesmo sabendo que nem sempre será fácil e na maioria das vezes estaremos seguindo na contramão daquilo que a sociedade espera de nós.
            Jesus Cristo foi um revolucionário, Ele foi o único Homem que pisando sobre a terra iniciou a maior de todas as revoluções, mudou os padrões religiosos e até sociais de uma nação até então extremamente carregadas de regras de conduta e culpas. Este Homem não pegou em armas, mas disparou o amor, não tinha Internet nem TV ou rádio, mas era exímio pregador e comunicador, não era médico, mas curava enfermos em sua saúde física e emocional. Como próprio Deus que era aceitou o martírio e morte na cruz para nos dar o direito de escolher a salvação eterna.
            Se Jesus fez tudo isso por nós, porque não podemos nos dispor a fazer algo para Ele, veja que é interessante este fato, “Quando fazemos algo para Deus, na verdade estamos fazendo para nós mesmos”. Sendo imitadores de Cristo estamos nos alimentando com amor, misericórdia, perseverança, honestidade, sensibilidade, caridade, honradez e muitos outros atributos que nos ajudarão a alcançar a Salvação.
            Claro que compreendo que para obter a Salvação Eterna apenas preciso aceitar Jesus Cristo como meu único e suficiente salvador, porém também compreendo que não me fará mal algum imitar os exemplos positivos que Jesus nos deixou, sendo assim um cumpridor de missões, um evangelista do Senhor.
            Queridos irmãos em Cristo, creiam que a missão que Deus deu a Abrão que por sua obediência depois passou a ser Abraão, também pode e deve ser estendida a vocês, o sair da sua terra, implica em sair do comodismo, da mesmice, da zona de conforto que o mundo nos oferece e dizer Eis-me aqui SENHOR.

            Que Deus abençoe a todos os irmãos e irmãs que leram essa mensagem e que engrandeçam na busca das maravilhas do Senhor todos os dias de suas vidas.

Leiam sempre a Bíblia

IRMÃO NIL GOUVEIA
FEVEREIRO / 2013                

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Hot Sonakshi Sinha, Car Price in India